Obstrução nasal e distúrbios do sono

07.10.2020

Compartilhe

Obstrução nasal e distúrbios do sono

07.10.2020

É comum que as pessoas não entendam a importância de dormir bem, mas as nossas avós estavam certas ao afirmar que “criança que não dorme, não cresce”.

Quando dormimos, nosso corpo passa por diversas fases, e uma delas é o sono REM. Nele é liberado o hormônio do crescimento, responsável pelo desenvolvimento físico e o equilíbrio do sistema imunológico. Por isso é fundamental ficar atento à qualidade do sono e seus distúrbios.

A maioria dos pacientes que vêm ao consultório queixando-se de distúrbios do sono apresentam obstrução nasal, roncos e sinais de apneia. A obstrução nasal impede que os pulmões recebam o ar com qualidade adequada para as trocas gasosas. Nosso nariz foi feito para preparar e tratar o ar inspirado, garantindo as características necessárias para a oxigenação perfeita do corpo.

Diante de um quadro de ronco, apneia e obstrução nasal, é importante procurar um otorrinolaringologista para fazer uma avaliação e identificar as possíveis causas do problema. Desvios do septo nasal, aumento dos cornetos nasais, hipertrofias de amígdalas e adenoides são alguns fatores desencadeantes dos quadros obstrutivos. Hábitos como tabagismo, álcool, uso de determinados medicamentos que possam gerar relaxamento excessivo dos tecidos e músculos também são fatores que precisam ser abordados, além do peso do paciente.

As principais causas da obstrução são os desvios do septo nasal e o aumento dos cornetos, este último normalmente associado a processos alérgicos e/ou infecciosos. Os desvios são facilmente identificados através do exame clínico em consultório, endoscopia nasal e os exames de imagens como a Tomografia Computadorizada dos seios da face. Demais exames podem ser necessários, como a Polissonografia, que informa de forma precisa o comportamento do corpo durante o sono.

O tratamento dos distúrbios do sono está vinculado à precisa identificação das suas causas. Proporcionar uma via aérea livre ao paciente é fundamental, assim como mudança de hábitos e adequação do peso. É importante lidar de forma responsável e precisa, pois o sono de qualidade é imprescindível para o perfeito funcionamento do corpo.

Compartilhe

Dr. Ugo Guimarães Filho

Otorrinolaringologista
CRM/PB 4429 | RQE 2696
CRM/PB 4429
RQE 2696