Como organizar sua casa para estimular seu filho

01.10.2020

Compartilhe

Como organizar sua casa para estimular seu filho

01.10.2020

A equipe de profissionais da Fono com Amor preparou com muito cuidado e carinho um breve manual com dicas e sugestões para auxiliar no desenvolvimento do seu filho durante o período de quarentena. Você pode conferir abaixo

VARANDA

Organize sua varanda de forma que ela tenha algumas plantinhas com cores e cheiros (tomatinhos cereja, manjericão, hortelã, coentro...)!!! Aproveite para plantar algumas sementinhas com seu filho, plantando e regando juntos, sentindo a textura da terra, cavando com as mãos; esperando a plantinha crescer, sempre conversando e chamando a atenção da criança; nomeando as cores, os cheiros, oferecendo, comendo, semeando!!!!

SALA

Exponha seu filho há uma hora de música por dia, cantado junto, olhando para ele, dançando, rodando, pulando! Aproveite para semear a parceria e o afeto; deixe o controle da tv no alto para oportunizar os pedidos (sejam verbais ou não verbais – lembrar de falar sempre o nome do item);
brincar de pular no sofá (deixe os olhos do seu filho no mesmo nível e altura dos seus!); role no tapete (contando 1, 2, 3 e ... espere 5 segundos, se ele não falar “já!”, daí você fala e rolam juntos); não se preocupe com a arrumação da casa, preocupe-se com o desenvolvimento do seu filho e de como essas atitudes podem ajudá-lo!!!

QUARTO DA CRIANÇA

Cama com lençóis dos super-heróis e/ou princesas preferidas, aproveitar e contar estorinhas na hora de dormir; conte para ele, mude o tom de voz, faz caretas, e peça que ele conte para você também; uma cabaninha é muito bem vinda, para simular a própria casa ou um acampamento, fazer comidinhas, se esconder (focar no achou!!!); lembrar de conversar sempre com a criança sobre o que vocês irão fazer e sobre o que estão fazendo; Brincar com as bonecas/bonecos, colocar para dormir, para lutar, fazer muitos sons, esperar que ele inicie a brincadeira ou o próximo passo!

QUARTO DOS PAIS

Na cama dos pais, brincar de cócegas (afeto e olhar), de pula-pula na cama, de cabaninha com lençol (focar no achou! e no contato visual); de se esconder embaixo da cama; aproveitar e deixar sempre em algum lugar mais alto algum brinquedo de interesse da criança, para que, quando ela o veja, aponte ou solicite (lembrar de dar o modelo – dizer o nome do item!). Abrace seu filho, beije muito, diga que ama e que sempre estará com ele. O quarto dos pais é um lugar que passa segurança para a criança!

SALA DE JANTAR

Na mesa da sala fazer atividades de pintar (desenhos do que a criança mais gosta), usar tintas, pincéis, lápis grossos e finos; usar jogos (memória, lince), massinhas; Fazer bolinhas de sabão, focando na troca de olhares, no 1,2,3 e ... já, nas caretas, nas entonações, na troca dos olhares...

COZINHA

Deixar que a criança participe da produção dos alimentos, de forma segura claro! Deixar que coloque a banana no liquidificador para fazer sua vitamina, que amasse a massa do bolo ou biscoito; que esfarele as bolachas da sobremesa (que sinta, que toque, que cheire, que coma!). Estimular a criança a arrumar a mesa com a mamãe/papai, a varrer algum cômodo, a forrar a cama (sempre juntos, chamam do, deixando a relação criança/família mais intima e parceira); Faça gelatina com seu filho, de várias cores. Depois de pronta, deixe que ele sinta a temperatura, o sabor e a textura. Você pode também, esconder algo dentro da gelatina e depois brincar de achar! Uma forma lúdica de estimular diversos sensações em seu filho!

BANHEIRO

Colar, junto com seu filho, adesivos no box do banheiro e nas paredes (animais, meios de transportes, personagens...); estimular as AVDs (atividades de vida diária), de escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho, ensaboar partes do corpo (nomeando), enxugar o corpo; aproveitem também, para usar pincéis e tintas no box do banheiro, deixando que a criança brinque de forma livre, que explore! Não esqueça de brincar com ela. Seja parceiro de jogo! Aproveite.

DICAS

Usar figuras das atividades que vai fazer com seu filho e conversar com ele ANTES de iniciar, mostrando a figura e antecipando o evento! Isso ajuda a criança a entender o que está por vir e a si organizar melhor! Montar uma agenda visual para seu filho, com figuras das atividades da rotina nesse período de quarentena, para que, da mesma forma, a criança seja orientada dos eventos que estão por vir, a partir da visualização da figura e sua narrativa sobre o que irão fazer!

Compartilhe

Dra. Tatianna Wanderley

Fonoaudióloga | | Expertise em Autismo
CRFa 4-7542
CRFa 4-7542