Compartilhe
A Doença Biliar Litiásica pode ser definida como a presença de cálculos (pedras) na vesícula biliar e/ ou no colédoco (canal biliar).
É uma doença muito comum em todo o mundo, tendo maior incidência no sexo feminino.
Quais os principais sintomas?
A cólica biliar é o sintoma típico do cálculo da vesícula biliar, caracteriza-se por uma dor no abdômen superior, à direita, após ingestão de gorduras, às vezes, com irradiação para o dorso. Outros sintomas, como empachamento, boca amarga e diarreia também podem estar relacionados ao cálculo da vesícula.
Como suspeitar da Coledocolitíase (pedra no canal da bile)?
Nesse caso, a dor tende a ser mais intensa e a se associar a vômitos frequentes ou a dor no dorso. A icterícia (cor amarelada dos olhos) e a urina escura podem fazer parte do quadro também, bem como, quando o paciente tem cálculo na vesícula associado a alteração das enzimas hepáticas ou bilirrubinas (através de simples exames laboratoriais).
Como diagnosticar o cálculo de vesícula e/ou do canal biliar?
A ultrassonografia de abdômen é o exame de escolha para o diagnóstico do cálculo de vesícula. A Ressonância dos canais da bile é o exame de escolha para o diagnóstico da coledocolitíase.
Quais as possíveis consequências do cálculo biliar?
O cálculo biliar pode causar inflamação aguda da vesícula, e suas complicações, como migração para o canal biliar e pancreatite aguda (inflamação aguda do pâncreas), em 20% dos casos, pode ser grave.
Quais os pacientes que apresentam maior risco de complicações?
Diabéticos e pacientes com doenças que causam diminuição da imunidade.
Que fazer diante do diagnóstico dessas doenças?
A Colelitíase (cálculo de vesícula biliar) deve ser tratada por meio da Colecistectomia (retirada da vesícula por Videolaparoscopia (cirurgia com pequenos cortes no abdômen). A coledocolitíase pode ser tratada por remoção endoscópica dos cálculos ou por cirurgia por Videolaparoscopia. A decisão do método terapêutico deve ser do cirurgião, de acordo com as características da doença em cada caso.
A Videolaparoscopia é o grande avanço no tratamento dessas patologias, pois, além da segurança, permite rápida recuperação e retorno às atividades.
Compartilhe