Cirurgia Endovascular

08.04.2021

Compartilhe

Cirurgia Endovascular

08.04.2021

A Cirurgia Endovascular é uma área de atuação do Cirurgião Vascular, que utiliza técnicas minimamente invasivas, para realizar procedimentos cirúrgicos. As técnicas endovasculares oferecem aos pacientes menor tempo de recuperação, incisões menores ou ausentes, menos tempo de UTI, internações mais rápidas e outras vantagens.
O sistema arterial é frequentemente acometido por aterosclerose, as artérias que apresentam aterosclerose chegam a obstruir com o passar do tempo, levando à isquemia dos tecidos irrigados por essa artéria.
As artérias também podem-se dilatar, formando aneurismas, que são potencialmente graves, pois a dilatação do vaso enfraquece a parede, com a possibilidade de rompimento e de consequente hemorragia. O aneurisma mais comum é o da aorta abdominal.
Aneurismas: Os aneurismas são tratados de acordo com sua localização, forma e tamanho. No caso das artérias de menor calibre e de aneurisma chamados saculares, utilizamos a embolização com micromolas, interrompendo, assim, o fluxo dentro do aneurisma. Já, nas artérias de maior calibre (Aorta Abdominal), realizamos o implante de endoprótese, para interromper o fluxo de sangue na dilatação aneurismática.
Obstruções Arteriais: Para as obstruções arteriais, realizamos a angioplastia, utilizando cateteres, balões e stents, a fim de reestabelecer o fluxo sanguíneo. As obstruções são mais comuns nos membros inferiores e nas artérias carótidas, mas podem acometer qualquer artéria do corpo.
Mioma uterino: Tumores benignos, como o mioma, podem ser tratados pela Cirurgia Endovascular, através da realização de embolização das artérias uterinas com partículas seguras, que interrompem o fluxo sanguíneo dos miomas, diminuindo, assim, o volume uterino e o sangramento.
Cateter para Hemodiálise e Quimioterapia: A cirurgia Endovascular contribui também para realização de implante de cateteres para hemodiálise e quimioterapia, promovendo maior segurança e precisão durante a cirurgia.
Angiografia ou arteriografia: É um exame realizado pela técnica endovascular, que comprova a presença das doenças arteriais acima descritas.
Varizes: Nas varizes, contamos também com o auxílio das técnicas endovasculares para realização de tratamento da veia safena a laser e também para realização de embolização das varizes pélvicas e da varicocele (dilatação das veias do sistema reprodutor feminino e masculino).
As cirurgias costumam ser realizados na Sala de Hemodinâmica, sob monitorização do anestesista. A maioria dos procedimentos é realizada com anestesia local e com sedação, podendo até ser necessário anestesia geral nas cirurgias maiores, como o Aneurisma da Aorta.

Compartilhe

Dr. Antonio Luis Ximenes

ANGIOLOGISTA
CRM/PB 5953 | RQE 3581 | RQE 3603
CRM/PB 5953
RQE 3581 | RQE 3603