Desenvolvimento Da Linguagem Infantil

27.09.2021

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Desenvolvimento Da Linguagem Infantil

27.09.2021

Saber sobre os marcos do desenvolvimento infantil é de extrema importância, pois é através deles que podemos avaliar o desempenho da criança, bem como ficar em alerta caso eles não sejam respeitados.

Desde o ventre, os bebês estão em desenvolvimento constante. Basta dizer que a partir do 5º mês de gestação, eles já começam a ouvir. Por isso, é tão importante conversar com o bebê ainda na barriga, pois ele passa a escutar e a interagir. O feto ouve a voz da sua mãe melhor do que a de outras pessoas, uma vez que a recebe diretamente através do corpo materno, em forma de vibrações, para captar com os seus ouvidos os sons que se produzem fora do útero.

Após o nascimento, a cada mês, o bebê evolui de forma significativa. Entre o 1º e o 3º mês de vida, ele já presta atenção aos sons e se acalma com a voz da mãe. Chora, faz alguns sons e dá gargalhadas. O bebê, ainda tão pequenino, já observa o rosto e demonstra reciprocidade, sorrindo, quando alguém fala com ele.

Entre o 4º e o 6º mês, ele procura de onde vem o som, grita e faz sons como se estivesse conversando, além de imitar a sua voz. Do 7º ao 11º mês, ele encontra de qual lado vem o som, aumenta o repertório de sons, repete palavras, já bate palmas, aponta o que deseja e dá “tchau”.

O bebê se desenvolve de forma exponencial, maximizando, mês a mês, suas habilidades e capacidades. Aos 12 meses, ele começa a falar as primeiras palavras, além de imitar a ação de outra pessoa. Ou seja, ele passa a adquirir habilidades que lhes dão pré-requisitos para iniciar o desenvolvimento mais complexo da fala.

Quando ele completa 1 ano e 6 meses (18 meses), já consegue pedir as coisas usando uma palavra (ex: Dá!), além de apresentar um repertório de pelo menos 20 palavras. E, aos 2 anos (24 meses), ocorre o “boom” na comunicação através das fala, pois o bebê já se torna capaz de falar em média 200 palavras e de dizer frases curtas com 2 palavras.

A partir daí, a criança aos 3 anos consegue compreender ordens, conhece cores, partes do corpo, animais e outras categorias semânticas. Apesar de já falar frases, pode conjugar verbos de forma errada.

Aos 4 anos ela já cria estórias e passa a compreender regras de jogos simples. E aos 6, é capaz de aprender a ler e a escrever.

Como visto, observamos que o desenvolvimento infantil se dá desde o momento da concepção e, após o nascimento, o bebê segue padrões que vão se aprimorando, mês a mês, com o surgimento de habilidades cada vez mais elaboradas.

É importante observar se o seu bebê vem se desenvolvendo de forma satisfatória, quando comparado aos marcos. Caso ele revele alguma alteração ou atraso, é importante que um fonoaudiólogo seja procurado o mais breve possível, no intuito de avaliar a criança e buscar as causas. Iniciando, se necessário, terapia de estimulação precoce.

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Dra. Tatianna Wanderley

Fonoaudióloga | | Expertise em Autismo
CRFa 4-7542
CRFa 4-7542