Saúde Mental: Avaliação Psicológica

08.09.2022

Compartilhe

Saúde Mental: Avaliação Psicológica

08.09.2022

Saúde Mental: Avaliação Psicológica

Você sabia que a Avaliação Psicológica é usada em diversos procedimentos na vida do indivíduo? Por exemplo: contratação em uma empresa, para tirar a carteira de motorista, para porte de armas, para profissionais de vigilância e segurança pública ou privada ou até mesmo para submissão a cirurgias bariátricas, vasectomia, laqueadura de trompas ou resignação de gênero.
Trata-se de um processo que se dá através de alguns instrumentos como testes, entrevistas, análise de dados e observações, cujo principal objetivo é avaliar a saúde mental de indivíduos, que pretenda se submeter a determinados procedimentos definitivos. Este processo denomina-se avaliação Psicológica, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função (CFP 007/2003).
Questões como: inteligência, personalidade, emoção, percepção, memória e personalidade, podem ser medidas na avaliação psicológica. Em alguns casos é solicitada por um órgão, por exemplo, no momento de uma pessoa querer tirar sua carteira de habilitação ou pelo próprio individuo interessado, desde em conhecer suas aptidões para o mercado de trabalho até sua condição de gênero.
Neste sentido, atuamos com os seguintes processos:
• Porte, posse e manuseio de armas de fogo;
• Exercício da atividade de segurança públicas (policiais) e privadas (vigilantes);
• Contratação de funcionários para empresas e/ou órgãos públicos;
• Submissão a cirurgias bariátricas, vasectomia, laqueadura de trompas e resignação de gênero;
• Perícias Psicológicas Judiciais e/ou extrajudiciais;

Para o caso de porte, porte e manuseio de armas, o motivo é simples. Sempre quando uma pessoa solicita algo que pode colocar em risco sua vida e de outras pessoas, é normal a realização de uma Avaliação Psicológica. Nesse caso, o indivíduo deve demonstrar que tem condições psicológicas para possuir ou portar um instrumento que sem colocar em risco sua integridade física e a de outras pessoas.
Quando vamos ser admitidos em um trabalho, é necessário saber se a pessoa possui características que coincide com a vaga apresentada. Ou ainda quanto se pretende passar por processos definitivos como laqueadura de trompas e resignação de gênero.
Uma avaliação para prova, geralmente é feita no mesmo dia. No entanto se é uma avaliação diagnóstica o procedimento pode ser mais longo e levar algumas sessões com duração de 50 minutos cada uma para melhores resultados. Por exemplo TDAH – Transtornos do Déficit de Atenção e Hiperatividade ou Transtornos de personalidade: TOD – Transtorno Opositor Desafiador, TPB – Transtorno de Personalidade Borderline, TEI – Transtorno Explosivo Intermitente.
Através da avaliação é possível obter respostas que podem auxiliar o indivíduo a resolver problemas internos e externos, manter melhor relacionamento com o mundo e descobrir-se como pessoa, com a intenção de sempre melhorar a autoestima e a maneira em que se relaciona com o mundo exterior.

Compartilhe

Dr. Gilberto Barreto

Psicólogo | | Psicanálise | Sexualidade Humana
CRP 13/9034
CRP 13/9034