Qual o Objetivo do Enfaixamento Compressivo no Linfedema?

13.09.2022

Compartilhe

Qual o Objetivo do Enfaixamento Compressivo no Linfedema?

13.09.2022

O linfedema é o acúmulo anormal de líquido altamente proteico nos espaços intersticiais, ou seja, excesso de fluído linfático acumulado fora do vaso linfático, devido a falhas na filtragem e drenagem linfática. Uma vez instalado, o seu tratamento tem como objetivo melhorar a absorção e o transporte de líquidos intersticiais, de uma área em congestão para áreas onde os vasos linfáticos apresentem melhores condições.

O linfedema pode acarretar diversos problemas, dentre eles, a diminuição na amplitude de movimento no membro afetado, alterações da sensibilidade e processos inflamatórios e infecciosos. Causa enormes transtornos para o paciente, não só estética, como psíquica e fisicamente.

Enfaixamento compressivo: tem como objetivo o aumento da pressão no membro edemaciado (inchado), aumentando a eficácia do bombeamento muscular e evitar que a linfa deslocada na drenagem retorne, prevenindo um novo acúmulo de fluido.

A pressão exercida pelo enfaixamento é maior na região distal diminuindo à medida que se aproxima da raiz do membro e pode variar de intensidade a cada terapia, dependendo das características do linfedema em cada paciente.

As ataduras podem ser de vários tipos, como: algodão, viscose, poliamida, elastano ou uma combinação destes.

O algodão é o material mais indicado por absorver melhor o suor e a umidade da pele, além de diminuir a ocorrência de alergias. A colocação das ataduras ocorre em múltiplas camadas, de forma circular ou em escama de peixe, devendo a pele ser protegida por hidratação e por malha tubular de algodão, principalmente em protuberâncias ósseas e nervos periféricos.

Compartilhe

EDNEIA APARECIDA

Fisioterapia Oncológica | Câncer de Mama | Tratamento de Linfedema e Lipedema | Distúrbios Vasculares e Circulatórios
640001-F | CREFITO 8
640001-F
CREFITO 8