Como a Fisioterapia pode te ajudar no Câncer de Cabeça e Pescoço.

11.09.2022

Compartilhe

Como a Fisioterapia pode te ajudar no Câncer de Cabeça e Pescoço.

11.09.2022

O câncer de cabeça e pescoço pode crescer a partir de pequenas lesões ou nódulos, originados por um crescimento descontrolado de células cancerígenas. Essa ação pode ocorrer por causa da adoção de hábitos não saudáveis ao longo dos anos. Estima-se que o tabagismo e o consumo excessivo de álcool estão relacionados a cerca de 75% dos casos de câncer de cabeça e pescoço.

O tratamento desse tipo de tumor depende de fatores como:
Localização da doença;
Se o tumor cresceu e atingiu outras partes do corpo;
Estado de saúde do paciente. Com base nessas informações, o médico poderá selecionar um método ou fazer uma combinação entre eles: cirurgia, quimioterapia ou imunoterapia ou radioterapia.

Algumas sequelas, como edema, alterações de sensibilidade e da mímica facial instalam-se imediatamente no pós-operatório de cabeça e pescoço, podendo evoluir quando não tratadas. Já o trismo (dificuldade de abrir a boca) pode se instalar 6 meses após a cirurgia ou radioterapia.

O tratamento de fisioterapia atua em cada estágio, desde o pós operatório imediato e em alguns casos o tratamento pode ser longo, mas o paciente deve ser observado e uma maneira global, pois cada caso é um caso.

Portando conhecer as patologias oncológicas é muito importante para poder obter sucesso no tratamento, devolvendo ou ajudando os pacientes a ter qualidade de vida em qualquer fase da doença.

Compartilhe

EDNEIA APARECIDA

Fisioterapia Oncológica | Câncer de Mama | Tratamento de Linfedema e Lipedema | Distúrbios Vasculares e Circulatórios
640001-F | CREFITO 8
640001-F
CREFITO 8