Compartilhe
Quando a artroplastia de quadril é indicada?
A decisão de fazer uma artroplastia de quadril deve ser tomada pelo paciente em conjunto com a família, o médico da assistência primária e o cirurgião ortopédico. A primeira etapa desse processo de decisão é tipicamente o encaminhamento, pelo médico generalista, a um cirurgião ortopédico para uma avaliação inicial.
Candidatos para a cirurgia
Não há restrições absolutas de idade ou peso para as artroplastias totais de quadril.
As recomendações para a cirurgia baseiam-se nas dores e nas limitações de movimento do paciente, não na idade. A maioria dos pacientes submetidos à artroplastia total de quadril tem entre 50 e 80 anos de idade, mas os cirurgiões ortopédicos avaliam cada paciente individualmente. Artroplastias totais de quadril têm sido realizadas com sucesso em todas as idades, de jovens adolescentes com artrite juvenil a pacientes idosos com artrite degenerativa.
Quando a cirurgia é recomendada?
Há vários motivos pelos quais o médico pode recomendar a artroplastia de quadril. As pessoas que se beneficiam com a artroplastia de quadril normalmente apresentam:
dor no quadril que limita as atividades do dia a dia, como caminhar ou se curvar;
dor no quadril mesmo durante repouso, de dia ou de noite;
rigidez no quadril que limita a capacidade de se movimentar ou levantar a perna;
alívio insuficiente da dor com o uso de anti-inflamatórios, fisioterapia ou aparelhos que auxiliam a caminhar.
Avaliação ortopédica
A avaliação realizada pelo cirurgião ortopédico é composta por várias etapas.
Histórico médico. O cirurgião ortopédico reunirá informações gerais sobre a saúde e fará perguntas sobre a intensidade das dores no quadril e o quanto elas afetam a capacidade de realizar atividades do dia a dia.
Exame físico. Avaliará a mobilidade, a força e o alinhamento do quadril.
Radiografias. As imagens obtidas com esta técnica ajudam a avaliar a extensão dos danos ou deformidades no quadril.
Outros exames. Eventualmente, outros exames, como ressonância nuclear magnética (RNM), podem ser necessários para determinar as condições do osso e dos tecidos moles do quadril.
Compartilhe