Compartilhe
A aplicação de Botox (uma das toxinas existentes no mercado), tem se mostrado bastante eficiente no tratamento não somente da espasticidade (contração muscular permanente que pode levar ao encurtamento de músculos e tendões, deixando o paciente com uma postura anormal e dolorosa), em doenças neurológicas como paralisia cerebral (lesão em uma ou mais áreas do cérebro), AVC, Lesão Medular e nas distonias (contração involuntária de músculos em diferentes partes do corpo). A toxina botulínica, também é hoje, utilizada na migrânea (dor de cabeça que em geral, tem um componente de contraturas musculares da região do pescoço associada) e outras situações que envolvem dor.
Como funciona a aplicação de Botox?
A aplicação é feita através de injeção diretamente no músculo afetado, o que garante efeito mais localizado e reduz a incidência de efeitos colaterais , como ocorre no uso de medicamentos orais. A aplicação pode ser feita com auxílio de um eletroestimulador, ultrassom ou somente usando o conhecimento anatômico.
Esta aplicação pode ser realizada no próprio consultório ou em casos de pacientes mais graves, no centro cirúrgico, com leve indução anestésica.
A toxina botulínica age relaxando a musculatura e parece também estar relacionada a estimulação de regiões do cérebro que controlam a dor. Idealmente, deve ser seguida de procedimentos de reabilitação como a fisioterapia, terapia ocupacional e uso de órteses para que seu efeito seja mais eficaz e duradouro. Esse “relaxamento” acontece porque o Botox inibe a liberação de um neurotransmissor , a acetilcolina, que é responsável pela contração do músculo. A toxina botulínica se liga no receptor da célula e impede que a acetilcolina faça a contração do músculo. Este mecanismo também é o mesmo no tratamento de rugas .
A quantidade de aplicação de Botox varia conforme o quadro do paciente e o músculo que está sendo tratado. É importante reforçar que no caso da espasticidade, nem sempre a presença dela, exige tratamento. Ela deve ser tratada quando gera dor , dificulta função ou induz ao desenvolvimento de deformidades.
O profissional responsável faz uma avaliação, analisando o tipo de patologia, quais são as lesões e as dificuldades e, a partir dessas informações, monta-se um plano de tratamento que indicará a quantidade de toxina botulínica necessária.
Benefícios da aplicação de Botox
Com a aplicação de Botox, o paciente recupera parcialmente o movimento, adiando ou anulando a necessidade de cirurgia. Como a aplicação é feita diretamente no músculo através de pequenas agulhas, o efeito é localizado e tem poucas contra indicações.
O efeito do medicamento é temporário, variando de acordo com cada paciente.
A toxina botulínica pode ser reaplicada a cada 3 a 4 meses ,mas nem sempre isto é necessário. É importante a reavaliação médica para saber se e quando esta aplicação deve ser feita.
É importante, também, combinar as aplicações com a reabilitação (sessões de fisioterapia ou outros) para que o sucesso do tratamento seja satisfatório.