Varizes: cuide da saúde e da beleza das suas pernas!

18.08.2020

Compartilhe

Varizes: cuide da saúde e da beleza das suas pernas!

18.08.2020

Ao contrário do que se pensa, varizes não é somente um problema estético, elas proporcionam sintomas como peso e cansaço nos membros inferiores, além do risco aumentado de trombose e úlcera venosa nos casos mais avançados. A escolha do tratamento depende do tipo de varizes, do apelo por tratamento estético e da condição clínica do paciente. Felizmente, os tratamentos, devido as novas descobertas tecnológicas, garantem bons resultados e tornam os procedimentos mais seguros e indolores. Conheça algumas dessas técnicas que eliminam o problema de forma simples, fácil e rápida e melhoram ainda mais os resultados estéticos.

Escleroterapia Ampliada

É uma técnica de escleroterapia diferente da aplicação convencional. Pelo fato de serem menos dolorosas, permite que sejam feitas mais de uma sessão num mesmo dia, antecipando assim, o resultado final do tratamento. Além disso, é aplicada nas microvarizes nutridoras dos vasinhos, em outras palavras, na raiz dos vasinhos. Para melhorar o resultado e a eficácia das escleroterapias, é fundamental o uso de Realidade Aumentada (Vein- Viewer), sobre o qual falaremos ainda nessa reportagem.

Escleroterapia com Espuma

É uma técnica na qual as varizes de médio e grande calibre são secadas, ao invés de serem retiradas cirurgicamente, semelhante ao tratamento da aplicação de vasinhos. É um tratamento de exceção e está indicado somente em pacientes com risco cirúrgico elevado e nos portadores de úlceras venosas (ferida aberta). O método não deve ser utilizado em pacientes com preocupações estéticas, devido a alta incidência de manchas de difícil resolução.

Tratamento com Laser

É uma técnica utilizando a luz do laser para pequenas veias aparentes da face e das pernas, como também, das telangectasias (vasinhos). Pode ser utilizado na complementação da escleroterapia ou como tratamento isolado, dependendo de cada caso. Vantagens: tratamento das telangectasias (vasinhos) das pernas, principalmente dos microvasinhos. Já na face, possibilita o tratamento estético das veias aparentes, além dos vasinhos. Pelo fato de ser utilizado em conjunto com o aparelho Sibérian, torna-se muito menos doloroso, dando proteção e conforto proporcionado pelo resfriamento da pele.

Termoablação da Safena

O laser e a radiofrequência são uma grande inovação tecnológica no tratamento da veia safena. Diferentemente da técnica tradicional, neste tratamento não é necessário remover a veia safena, o procedimento consiste na realização da ablação da veia com alta temperatura através de uma fibra de laser ou rádiofrequência, promovendo, assim, um pós-operatório praticamente indolor.

Vasinhos na Face

Caso não saiba, até o rosto está sujeito a ter microvarizes. Em especial, na maçã do rosto e próximo ao nariz. São veias avermelhadas, muito fininhas, que lembram uma pequena teia de aranha. O tratamento mais indicado, nesse caso, é a retirada dessas veias por meio do laser. E o melhor, o procedimento é realizado no consultório, sem a necessidade de anestesia, podendo o paciente retornar às suas atividades no mesmo dia. “ Os resultados são excelentes”.

Veinviewer. (Realidade Aumentada)

Uma das armas tecnológicas mais importante no combate às varizes é o VeinViewer, aparelho de tecnologia americana que traz a Realidade Vascular Aumentada, através de uma luz, que projeta na pele os vasos invisíveis ao olho nu e pequenos demais para serem vistos ao ultrassom, melhorando assim a eficácia das escleroterapias.

Pacientes com maior apelo estético necessitam do uso concomitante de várias técnicas, como a retirada de varizes, laser e aplicações (escleroterapia ampliada). A combinação das técnicas com as novas tecnologias melhoram ainda mais os resultados dos procedimentos estéticos e funcionais.

Compartilhe

Dr. Antonio Luis Ximenes

ANGIOLOGISTA
CRM/PB 5953 | RQE 3581 | RQE 3603
CRM/PB 5953
RQE 3581 | RQE 3603