Compartilhe
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo ou na impossibilidade deste, fórmula infantil por seis meses de idade e complementado até os dois anos ou mais.
O leite materno é completo! Isso significa que até os seis meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois desta idade, a amamentação ou a fórmula infantil deverá ser complementada com outros alimentos.
As refeições até 1 ano de idade não substituem o leite materno ou fórmula infantil, mas complementam as necessidades da criança nessa fase.
Aos 6 meses de idade a maioria dos bebês estão preparados para praticar a introdução alimentar. E as provas disso são as habilidades normalmente conquistadas nessa fase, como se sentar sem apoio, levar objetos à boca com as mãos e demonstrar interesse no que os adultos comem. A não ser, claro, que a criança tenha necessidades de saúde específicas – se nasceu prematura, por exemplo, ou se tem algum atraso no desenvolvimento.
Respeito e Empatia são fundamentais, lembre-se que neste primeiro ano de vida, o bebê está conhecendo os alimentos, suas cores, texturas, aromas e sabores. O objetivo é fazer desse momento algo prazeroso, que estimule a curiosidade diante do novo (o alimento).
Comer é um ato aprendido. Assim como os professores ensinam a ler e escrever, é papel dos pais alfabetizar o paladar do bebê.
Tentar forçar o bebê a aceitar algum alimento, é como obrigar o cérebro a entender um livro sem ter aprendido o abecedário. Simplesmente não funciona!
Em uma introdução alimentar participATIVA é essencial que o bebê esteja ATIVO e, portanto, que seu próprio ritmo seja respeitado. O bebê deve ir em direção a colher e retirar o alimento ativamente com os lábios. Quando o bebê é protagonista, a colher vai até o ponto em que é confortável para ele, e a quantidade de alimento que ele retira da colher é suficiente.
BLW (Baby-Led Weaning) é uma forma de Introdução Alimentar (IA) Guiado Pelo Bebê. O bebê fica no “comando”, o bebê decide o QUANTO comer, QUANDO comer, SE vai comer e COMO vai comer, nós adultos decidimos O QUE será oferecido.
Atitudes relacionadas à comida são 80% devido ao que a criança aprende e apenas 20% são herdados geneticamente.
É preciso criar hábitos alimentares saudáveis desde a introdução alimentar. Para mudar hábitos inadequados depois, pode ser muito difícil.
Seu bebê vai iniciar a Introdução Alimentar e você sente-se insegura e com muitas dúvidas?
Você precisa seguir o caminho certo! Para isso, conte comigo!