Recessões gengivais e suas implicações na qualidade de vida

01.10.2020

Compartilhe

Recessões gengivais e suas implicações na qualidade de vida

01.10.2020

Cada vez mais, nos preocupamos com nossa aparência física, e o sorriso e a estética oral exercem uma grande importância nesse quadro. Compreender o aspecto gengival da odontologia restauradora é extremamente importante na harmonização da estética e da função.

A estabilidade gengival ao redor de dentes e implantes exerce uma função relevante de proteção e estética. A migração da gengiva expondo a raiz, geralmente, é considerada um caso de recessão gengival, causando sensibilidade dentinária, dificultando assim a escovação e tornando o local um ponto de retenção de biofilme bacteriano.

Quando não tratada, a recessão gengival pode levar a sérias consequências, como perda óssea, infecção, perda de inserção do dente e, por fim, a perda do elemento dentário. Dentre as principais causas estão a escovação traumática, inflamação gengival, mal posicionamento do dente e bruxismo.

O tratamento consiste principalmente em remover a causa e controlar a hipersensibilidade, podendo fazer uso de colutórios (solução para bochechos), pastas dessensibilizantes e vernizes. Após isso, é importante determinar a possibilidade de restauração com resinas compostas ou cirúrgicos, através de resultados previsíveis desde que bem planejados.

Caso apresente alguns desses sinais clínicos acima, agende uma consulta, pois o diagnóstico precoce favorece um bom resultado.

A migração da gengiva expondo a raiz, geralmente, é considerada um caso de recessão gengival, causando sensibilidade dentinária, dificultando assim a escovação e tornando o local um ponto de retenção de biofilme bacteriano.

Compartilhe

Dr. Elson Fernandes

Cirurgião Dentista
CRO 4211
CRO 4211