Refluxo Gatroesofágico e o comprometimento da saúde bucal

01.10.2020

Compartilhe

Refluxo Gatroesofágico e o comprometimento da saúde bucal

01.10.2020

A rotina estressante, alimentação inapropriada em grande quantidade, obesidade, consumo de álcool, hérnia de hiato e algumas técnicas de cirurgia bariátrica são causas muito comuns para o refluxo gastroesofágico. O refluxo gastroesofágico é uma doença digestiva, na qual os ácidos presentes no estômago retornam indevidamente ao invés de seguirem seu fluxo normal da digestão. Esse movimento dos ácidos pode causar irritação nos tecidos que revestem o esôfago, causando uma sensação extremamente desagradável.

Seus principais sintomas são:

• Dores na boca do estômago e queimação, que pode subir à garganta,
• Pigarro na garganta;
• Tosse seca;
• Regurgitação de ácido ou alimentos;
• Dificuldades de engolir;
• Indigestão;
• Irritação crônica na garganta;
• Perda de peso;
• Náusea e vômitos.

Estima - se que 12% da população brasileira é acometida por essa patologia. A rotina estressante, alimentação inapropriada em grande quantidade, obesidade, consumo de álcool, hérnia de hiato e algumas técnicas de cirurgia bariátrica são causas muito comuns para o refluxo gastroesofágico. Como o refluxo gastroesofágico pode comprometer a sua saúde bucal? Caso o refluxo não seja tratado, o ácido que retorna do estômago pode chegar até a boca ocasionando sérios problemas bucais, estéticos e funcionais, isso acontece porque, além de prejudicar o esmalte dentário, a acidez bucal causada pelo refluxo pode contribuir para a proliferação de bactérias.

Consequência do refluxo na saúde bucal:

Erosão dentario devido à acidez do suco gastrointestinal, podemos afirmar que uma perda progressiva e irreversível da estrutura dental, tornando os dentes sensíveis a estímulos térmicos (frio, quente e ao ar ), táteis, amarelados, boca seca (xerostomia), devido à diminuição e quantidade do fluxo salivar, consequentemente aumento de aftas, doença periodontal e halitose. Normalmente, a procura por um cirurgião dentista é realizada após a evolução dos desgastes dentários provenientes da erosão, onde a necessidade de reabilitações mais invasivas, como tratamento endodônticos (canal), coroas, facetas, já estão indicadas para devolução da forma, textura e comprimento dos dentes como do terço inferior da face em casos mais avançados, do contrário a perda dentária será inevitável. O refluxo gastroesofágico tem tratamento. Caso sofra desse mal, procure o gastroenterologista para tratar o refluxo e um cirurgião dentista para tratar as consequênciais bucais. Afinal, não deixe que esse doença acabe com seu prazer de sorrir, falar e se apresentar.

Compartilhe

Dr. Elson Fernandes

Cirurgião Dentista
CRO 4211
CRO 4211