Compartilhe
A frase que “ O Sorriso é seu cartão de visita” não é mais novidade! A busca por um belo sorriso vai muito além da estética e função, trabalha a autoestima do indivíduo, reintegrando – o à sociedade, afinal, saúde é bem-estar físico e mental! Nos últimos anos, a odontologia sofreu grandes avanços com os materiais, como também nas técnicas de execução dos procedimentos que tornam cada vez mais minimamente invasivas. Através dessa evolução, as facetas tornaram-se um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos e divulgados nas mídias sociais.
Mas, só através das facetas cerâmicas ou lentes de contato dentais vou ter um belo sorriso? Te afirmo enfaticamente que NÂO! Um belo sorriso é composto por harmonia entre dentes, gengiva, lábios e face. Para atingir esse objetivo, o profissional deve traçar um plano de tratamento de forma individualizada, levando em consideração alguns fatores como: saúde bucal, com ausência de inflamações, cáries, idade do paciente, cor, alinhamento dental e reposição de dentes perdidos, dessa forma, exigindo as possibilidades do envolvimento de diversas especialidades odontológicas.
Pacientes muito jovens devem optar por procedimentos onde apresentem reversibilidade, como facetas em resina, clareamento dental e ortodontia, nos casos de desalinhamento ou falta de engrenagem correta dos dentes, onde, futuramente, problemas articulares, possivelmente, surgirão interferindo em sua qualidade de vida. A literatura científica mundial é bem vasta quanto à durabilidade das facetas que, em média, é de 10 a 15 anos, porém esse tempo pode sofrer variações, de acordo com as consultas preventivas, formas de utilizações e hábitos parafuncionais (bruximos e apertamento dentário).
Dr. Elson Fernandes também afirma que as facetas são excelentes procedimentos que visam recuperar forma, função, textura e cor dos dentes, porém como todo e qualquer procedimento, necessita de indicação por meio de um bom planejamento para atingir um bom resultado estético, funcional e que expresse naturalidade!