Foram encontrados 3
resultados de artigos ou notícias atribuídos à
"Dra. Lorena Oliveira"
Que é a Especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço?
31.03.2021
Dra. Lorena Oliveira
É uma especialidade cirúrgica que trata, principalmente, dos tumores benignos e malignos da região da face, dos seios paranasais, da boca, da faringe, da laringe, da tireoide, das glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, da paratireoide e dos tumores do couro cabeludo.
Dentre os procedimentos diagnósticos realizados pelo cirurgião de cabeça e pescoço, destacamos a faringo laringoscopia, realizada para examinar, avaliar e, eventualmente, biopsiar, lesões da laringe e da faringe. Dentre as cirurgias mais comumente realizadas pela especialidade, podemos citar as cirurgias da tireoide, traqueostomias, cirurgias de glândulas salivares (parótida, submandibular), tumores da boca e da laringe e cirurgias para tumores de pele. A área de trabalho do cirurgião de cabeça e pescoço não abrange as doenças do cérebro nem outras áreas do sistema nervoso central e da coluna cervical.
Cinco motivos para procurar um cirurgião de cabeça e pescoço
1- Nódulos da tireoide
A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço e é responsável pela produção dos hormônios que atuam na regulação do metabolismo. Os nódulos consistem em uma área de crescimento anormal e são bastante comuns, estando presentes em até 68% da população, e são mais comuns em mulheres.
Apenas 8% a 10% dos nódulos são malignos, portanto, ao identificarmos um nódulo na tireoide, devemos investigar a possibilidade de ser câncer ou não, e traçar um plano de tratamento.
2- Massas cervicais
As massas cervicais podem se tratar de nódulos, de cistos ou de aumento dos linfonodos, popularmente, chamados de ínguas. Essas massas não são, necessariamente, doenças malignas, porém é importante a avaliação do especialista capacitado, para que as diferencie e forneça o tratamento adequado.
3- Lesões de pele na face, no pescoço e no couro cabeludo
Vivemos em um país com intensa exposição solar e com altos índices de câncer de pele, portanto, devemos estar atentos a lesões de pele que não cicatrizam ou que sangram com frequência. Elas devem ser avaliadas e tratadas adequadamente.
4- Lesões na boca que não cicatrizam
Feridas na boca que não cicatrizam 21 dias após seu surgimento são suspeitas para câncer de boca. Fumar, ingerir bebidas alcoólicas em altas doses e contaminar-se pelo vírus HPV potencializam o risco de câncer de boca.
5- Alteração na voz ou na deglutição
A rouquidão persistente pode ser sintoma de câncer de laringe, especialmente, em fumantes e em etilistas. Dor e dificuldade para engolir, como engasgos e entalos, podem estar relacionados a lesões da faringe. A avaliação da laringe e da faringe com videolaringoscopia ou com nasofibroscopia, bem como biópsia e tomografias podem ser necessárias ao diagnóstico.
Se você tem algum desses sintomas, procure um cirurgião de cabeça e pescoço para tirar a suas dúvidas, pois o diagnóstico precoce, salva muitas vidas.
TIREOIDE E A PANDEMIA PELO NOVO CORONAVÍRUS
22.06.2021
Dra. Lorena Oliveira
A glândula tireoide é uma estrutura em forma de borboleta localizada na frente do pescoço, logo abaixo das cordas vocais. Ela produz dois hormônios, a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4), que ajudam a regular o metabolismo do nosso corpo. Um nódulo de tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresceu ou um cisto cheio de líquido que se forma na tireoide. Nódulos são mais comuns em mulheres e cerca de 90% deles são benignos, ou seja, não são malignos.
Se você tem diagnóstico ou suspeita de nódulo na tireoide, consulte o seu médico, que poderá encaminhá-lo a um especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço para realizar o diagnóstico e o tratamento.
1. Estou infectado com o coronavírus. Devo suspender a medicação para hiper ou hipotireoidismo?
Independente do quadro de infecção pelo novo coronavírus, o tratamento, tanto do hipertireoidismo quanto do hipotireoidismo, deve ser mantido, usando as mesmas medicações e dosagens já prescritas pelo seu médico. Não mude a dosagem nem o tratamento sem orientação médica.
2. Nódulo de tireoide é um fator de risco para complicações pelo coronavírus?
Não, até o momento, os nódulos de tireoide não são considerados fator de risco para complicações pelo novo coronavírus.
Porém, os pacientes com diagnóstico de nódulo de tireoide devem adotar as medidas preventivas, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como toda a população.
3. As pessoas com câncer na tireoide fazem parte do grupo de risco para a Covid-19?
Atualmente, não há evidência científica de que pacientes com diagnósticos de câncer de tireoide ou que realizaram tratamento com cirurgia ou com radioiodoterapia tenham risco aumentado de complicações pela Covid-19. Entretanto, pacientes que apresentam doença avançada, com metástases a distância, principalmente pulmonar, podem apresentar maior risco de desenvolver quadro graves de infecção pelo Coronavírus
4. Posso ter alterações no hormônio da tireoide causadas pela Covid-19?
Estudos clínicos encontraram evidências de que a glândula tireoide pode ser um órgão-alvo da Covid-19. O envolvimento da glândula tireoide se manifesta por alterações na glândula ou por alterações hormonais e pode acontecer na fase aguda da Covid-19 ou após a doença. Alguns desses estudos sugerem monitoramento da função tireoidiana durante e após a infecção.
5. As biópsias para avaliar nódulos suspeitos na tireoide devem ser feitas agora?
A biópsia dos nódulos de tireoide é feita por um método minimamente invasivo conhecido como punção por agulha fina (PAAF), o qual é considerado um procedimento eletivo, ou seja, não é um procedimento de urgência. Portanto, a necessidade de realizar a PAAF dos nódulos de tireoide, em meio à pandemia, deve ser pensada em conjunto com o seu médico, para avaliar a urgência ou não do caso.
Nódulos em Tireoide
27.09.2021
Dra. Lorena Oliveira
Respondendo Dúvidas Comuns Apresentadas em Consultório.
O QUE É A TIREOIDE?
A tireoide é uma glândula endócrina (produtora de hormônio) que tem o formato semelhante a uma borboleta e localiza-se na região central e inferior do pescoço.
PARA QUE SERVE ESSA GLÂNDULA?
A tireoide produz hormônios que são secretados no sangue e transportados para todos os tecidos do corpo, ajudando o organismo a gastar energia, manter-se aquecido e manter órgãos, como coração, cérebro e músculos funcionando adequadamente.
O QUE CAUSA ESSE TIPO DE NÓDULO?
Não há uma causa determinada, mas sabemos que eles são bastante comuns e acometem, aproximadamente, metade da população adulta. A Tireoidite de Hashimoto e a deficiência de iodo podem aumentar o risco de nódulos na tireoide.
QUAIS OS SINTOMAS DOS NÓDULOS NA TIREOIDE?
Na maioria dos casos, os nódulos tireoideanos não causam sintomas e são descobertos acidentalmente no exame físico pelo médico ou em exames e imagens destinados a outros diagnósticos. Em casos onde os nódulos apresentam tamanho elevado, pode haver compressão no esôfago ou na traqueia, proporcionando dificuldade para respirar ou engolir.
O EXAME DE SANGUE QUE VERIFICA DOSAGEM DE HORMÔNIOS DA TIREOIDE ESTÁ NORMAL. MESMO ASSIM POSSO TER NÓDULOS OU CÂNCER DE TIREOIDE?
Sim. Raramente os nódulos de tireoide causam alteração na produção hormonal. Nódulos benignos e malignos podem estar presentes na glândula sem alterar sua função.
TER NÓDULO NA TIREOIDE SIGNIFICA TER CÂNCER NA TIREOIDE?
Não. Nem todo nódulo de tireoide é câncer. Felizmente 90% dos nódulos na tireoide são benignos.você deve consultar um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço para avaliação do(s) seu(s) nódulos(s).
QUAIS EXAMES DETECTAM ESSE TIPO DE PROBLEMA?
Os nódulos podem ser detectados no exame físico pelo médico. Um excelente exame complementar para avaliação dos nódulos é a ultrassonografia. Ela nos informa características que podem determinar nódulos suspeitos. Em alguns nódulos, por indicação médica, pode haver a necessidade de realizar-se punção aspirativa por agulha fina, uma espécie de biópsia onde são coletadas células para serem avaliadas pelo patologista em busca de células que indiquem câncer.
ALGUM REMÉDIO VAI FAZER OS NÓDULOS DIMINUIREM OU DESAPARECEREM?
Não. Não há comprovação de que algum remédio faça os nódulos diminuírem ou desaparecerem. Os nódulos que contêm câncer (ou são altamente suspeitos para câncer) devem ser removidos cirurgicamente por um cirurgião de cabeça e pescoço devidamente treinado. Os nódulos benignos, ou que são muito pequenos para serem puncionados, podem ser acompanhados pelo especialista através de consultas e exames semestrais ou anuais.