Foram encontrados 4
resultados de artigos ou notícias atribuídos à
"Dra. Monique de Oliveira Valdek"
Banco de Colágeno: você já ouviu falar?
13.02.2023
Dra. Monique de Oliveira Valdek
Com a produção reduzida, algumas imperfeições ficam mais evidentes, como a flacidez e as rugas. Por esse motivo, cada vez mais os tratamentos estéticos preventivos estão sendo requisitados. Em busca de alternativas que ajudem a preservar a beleza e a saúde, muitas pessoas estão buscando o prejuvenation (prevenção e rejuvenescimento).Entre as opções para estímulo de colágeno, há os bioestimuladores de colágeno.
No Brasil, existem três principais produtos. O Sculptra (ácido poli-l-lactico, que é um potente estimulador de colágeno aplicado por meio de cânulas e necessita de, em média, três aplicações com intervalo de 60 dias entre elas; o Radiesse (hidroxiapatita de Cálcio) e o Ellansé (associação da Caprolactona e Carboximetilcelulose), que funciona como preenchedor e biostimulador ao mesmo tempo, e possui duração variável de um a quatro anos, dependendo da necessidade de cada paciente.
A associação desses biostimuladores aos ultrassons microfocados aumenta em sete vezes o estímulo de colágeno. Entre esses ultrassons de lifting de última geração, podemos citar o Ultraformer III, um ultrassom macro e microfocado que potencializa a produção de colágeno tratando o déficit e criando um “banco” como forma preventiva de armazenamento de colágeno.Não invasivo, o Ultraformer III aquece a pele e os músculos, promovendo pontos de coagulação no local aplicado e uma posterior cicatrização, causando o efeito lifting.A associação dessas duas técnicas traz muitos benefícios, como a melhora da espessura da pele, linhas finas e cicatrizes de acne. Além disso, é usado para remodelação corporal com sua tecnologia macrofocada, que consegue destruir seletivamente as células de gordura.Ambos os procedimentos podem ser realizados em áreas corporais como braços, ao redor do umbigo e parte interna das coxas.O tratamento dura, em média, entre 20 minutos a uma hora, dependendo da área a ser tratada.
Os efeitos aparecem a partir de 30 dias e a melhora é progressiva. O processo pós tratamento é tranquilo, com o aparecimento de edema leve, pequenos hematomas e dor leve em alguns pacientes. O grande diferencial do equipamento está em conseguir resultados para a flacidez sem a necessidade de procedimentos invasivos.
Os cuidados com a pele são essenciais, pois, além de manter uma boa autoestima, a pele é um órgão importante e que merece cuidados em prol da saúde.
Terapia regenerativa e os avanços da dermatologia estética
14.02.2022
Dra. Monique de Oliveira Valdek
Envelhecer é o caminho natural de qualquer ser humano. Devido a esse processo, há uma reabsorção dos coxins de gordura facial, associada a reabsorção óssea, causando um desabamento na face, por isso, a ciência tem criado técnicas para minimizar os efeitos dessa mudança de idade. Além dos preenchedores e bioestimuladores, a dermatologia passou a estudar como melhorar as características da pele sem criar volume, além de avaliar como prevenir esse envelhecimento, por esse motivo, muitos estudos estão sendo realizados acerca do rejuvenescimento e reparação celular.
Nessa nova fase da cosmiatria, ao invés de corrigir os efeitos do envelhecimento, a prioridade tem sido o Prejuvenation (prevenir o envelhecimento), visando resultados mais naturais e harmônicos.
A terapia regenerativa é uma técnica que chegou ao Brasil, e que já está sendo muito discutida nos principais meetings internacionais de dermatologia, sendo bastante estudada na Europa e nos Estados Unidos. Essa terapia tem sido vista como o futuro da cosmiatria, pois, em linhas gerais, visa acelerar o ritmo de regeneração das células. Trata-se de um processo natural, sem riscos e com melhora progressiva da pele. A terapêutica consiste em aplicar as próprias proteínas de crescimento celular do paciente em diferentes áreas do corpo, para favorecer seu rejuvenescimento.
As plaquetas, células contidas no nosso sangue, são ricas nesses fatores de crescimento, tendo um importante papel em diversas etapas de reparação tecidual, entre eles constam o PDGF e VEGF, que estimulam o crescimento de novos vasos sanguíneos, o FDF que estimula a produção de colágeno e o EGF que estimula a reprodução e crescimento celular. Na dermatologia, a terapia é utilizada no rejuvenescimento facial, com a melhora na hidratação, na elasticidade, na flacidez e no contorno facial, nas alopecias (queda de cabelo), cicatrizes e estrias.
O material a ser injetado é obtido através da centrifugação sanguínea do próprio paciente, para obter um concentrado dos fatores de crescimento. Após isso, pode ser homogeneizado com oligoelementos e/ou ácido hialurônico, otimizando os resultados. Essa substância é aplicada no local a ser tratado, e age estimulando a regeneração e o crescimento celular. A terapia regenerativa é um tratamento moderno que preza pela naturalidade, uma nova forma de tratar o envelhecimento cutâneo, e quando se fala em Prejuvenation, é impossível deixá-la de lado.
Ainda há muito a descobrir em relação a regeneração celular, por isso, essa técnica vem sendo cada vez mais estudada, e mais protocolos científicos têm sido criados para inseri-la no arsenal da cosmiatria. A pele, como maior órgão do corpo humano é, sem dúvida, uma das protagonistas nessa nova fronteira científica.
Microagulhamento Robótico Tecnologia a favor da beleza.
11.07.2022
Dra. Monique de Oliveira Valdek
Esse é um assunto constante nos últimos congressos internacionais, o microagulhamento robótico, um aparelho de radiofrequência microagulhada, é uma evolução do tradicional microagulhamento que antes era feito através do rolinho de agulhas
Sua ponteira contém várias microagulhas de ouro, cuja profundidade de penetração na pele é ajustada digitalmente, variando de 0,5 a 3,0 mm, e a quantidade de radiofrequência utilizada também é passível de programação.
Como funciona esse aparelho?A Radiofrequência tem a tecnologia 3DEEP, ou seja, o calor é dissipado uniformemente ao redor de toda a agulha otimizando os resultados, essa energia é entregue de forma profunda na derme, reativando a produção natural de colágeno, promovendo melhora de rugas e perceptível lifting e firmeza da pele.
Além disso o trauma local pela perfuração da pele também é indutor da produção de colágeno, além de abrir canalículos para penetração de ativos terapêuticos.
Como é realizado o procedimento?Primeiramente é realizado uma avaliação completa do local a ser aplicado o procedimento.É aplicado um anestésico tópico na pele do local do procedimento 30 a 45 minutos antes.Escolhe – se a profundidade e nível de radiofrequência que será emitida, e, após isso é realizado o procedimento.
Terminado o microagulhamento, na maioria dos casos, faz-se o drug delivery, que é a colocação de ativos específicos conforme a queixa do paciente.A sessão dura entre 30 e 45 minutos, e a quantidade de sessões é variável entre 3 a 4, dependendo de cada tipo de pele. O intervalo entre as sessões varia de 15 a 30 dias.
Quais as indicaçõess?
• Cicatrizes de Acne• Queimaduras
• Estrias• Melasma
• Rejuvenescimento
• Envelhecimento Cutâneo
• Flacidez
• Hiperhidrose
• Alopecia
Como é o pós-procedimento?Os ativos colocados na pele devem ser mantidos por oito horas e depois a pele é lavada com sabonete suave. Deve – se evitar o sol nos primeiros dias e não ir à praia ou piscina por pelo menos sete dias após o procedimento.A técnica, tem um dowtime pequeno, ou seja, o paciente não precisa se afastar das suas atividades habituais. O sangramento é mínimo, já que a radiofrequência reduz o mesmo.
No dia seguinte a sessão o paciente já não sente qualquer incomodo.É uma técnica bastante estabelecida na Dermatologia Internacional pela sua eficácia e versatilidade aliada ao baixo desconforto, em João Pessoa já podemos encontrar essa tecnologia com todos seus benefícios para o realce da beleza feminina e masculina.
Rejuvenescimento global da face
09.11.2020
Dra. Monique de Oliveira Valdek
O processo de envelhecimento da face é global, tridimensional, ocorrendo a perda de estruturas que lhe dão forma e contorno. As marcas de expressão e sulcos são o resultado de uma série de eventos que envolvem a pele, gordura, músculos e ossos. Com o passar dos anos, ocorre uma diminuição da gordura facial, da musculatura e uma reabsorção dos ossos também.
As CONVEXIDADES e arcos característicos da juventude são substituídos por áreas planas ou ate côncavas.
Buscar novamente os contornos da face e sua harmonia é uma importante parte do protocolo de rejuvenescimento.
Para tanto, recomendamos um tratamento em três etapas: uma primeira etapa, com tratamento das marcas de expressão com a toxina botulínica e uma uniformização da pele por meio de cremes à base de despigmentantes quando necessários; uma segunda etapa com reposição do volume perdido da face com os preenchimentos faciais e, por fim, uma terceira etapa, com o tratamento das rugas superficiais e melhora da cor, textura e brilho através de peelings, laser ou skinboosters (hidratantes injetáveis).
Esse tratamento tridimensional visa suprir as necessidades dessa pele envelhecida, sob o olhar da face como um todo.
Buscar novamente os contornos da face e sua harmonia é uma importante parte do protocolo de rejuvenescimento