Foram encontrados 3
resultados de artigos ou notícias atribuídos à
"Dr. Felipe Sena"

Meu filho não tem cava no pé?
11.07.2022
Dr. Felipe Tavares Sena
Uma das grandes queixas nos consultórios de Ortopedia é de mães que trazem seus filhos para avaliar a pisada, pois percebem que a “cava do pé” não apareceu ainda. Os pais realmente têm razão. Quando as crianças estão aprendendo a se equilibrar e a dar os seus primeiros passos – por volta de 1 ano de idade, o arco longitudinal medial ainda não se formou, e não se consegue perceber o aparecimento da tão falada cava do pé. Entretanto, algumas crianças, que não têm cava, desenvolverão pés planos, e, assim, permanecerão na adolescência e idade adulta. Terão altas chances de fazerem um pé plano doloroso, de tratamento muito difícil. É preciso agir cedo, justamente entre 1 e 2 anos, no sentido de orientar e dar início ao tratamento e à prevenção. Um simples exame clínico, feito com um aparelho mais parecido com uma balança (podoscópio), onde a criança sobe e tem sua pisada avaliada imediatamente, pode detectar ausência ou presença da cava e se esta é, ou não patológica, ou seja, se precisa ou não de tratamento. O tratamento vai desde apenas observação e uso de órteses (palmilhas, tênis e botas ortopédicas), nos primeiros anos de vida, a pequenos procedimentos cirúrgicos, nas idades mais próximas dos 10 anos. Todos, no sentido de evitar que a criança se torne um adolescente ou um adulto com o pé plano e doloroso, apresentando grande dificuldade para usar calçados diversos e incapacidade para alguns esportes e determinados tipos de trabalho, comprometendo significativamente sua qualidade de vida. Portanto, a época de procurar o devido atendimento é nos primeiros meses e anos de vida, quando ainda dá tempo de iniciar um tratamento mais adequado e mais simples, com os menores transtornos possíveis.

LEIA MAIS

ACESSAR PERFIL

Doutor, eu tenho esporão??
08.05.2023
Dr. Felipe Tavares Sena
Dores nos calcanhares estão entre as causas mais frequentes de visitas aos consultórios de Pé e Tornozelo. O esporão de calcâneo é sem dúvida a enfermidade mais encontrada. Nem sempre o esporão é a causa do problema. Na maioria das vezes, é a consequência, podendo existir e incomodar muito em pacientes com aumento do peso, que ficam muito tempo na mesma posição, que usam calçados rasteiros, que praticam atividade física sem reconhecer sua pisada e o tipo de calçado que deveriam usar, etc. Se você já acordou pela manhã com muitas dores nos calcanhares, quase sem conseguir andar normalmente; se sente queimação na planta dos pés; se está com incapacidade de praticar atividades simples do dia a dia, ou atividades esportivas que sempre fez, por conta de dores na planta dos pés, pode ser que esteja com um esporão no calcanhar. Encontrar o problema é bem simples: um exame clínico e radiográfico dos pés já é capaz de encontrar e solucioná-lo, e um tratamento adequado pode fazer a dor e o incômodo sumirem completamente. O tratamento não consiste apenas no uso de medicamentos. Pelo contrário, somente medicamentos, às vezes, não trazem bons resultados. É preciso avaliar o ambiente em que vive e trabalha, os calçados que usa, atividades físicas que realiza – ou não, e toda uma gama de fatores que entra como causa. É imprescindível, portanto, que essa resposta seja oferecida com cautela, pois encontrar o esporão é bastante fácil. Tratá-lo e amenizar os seus sintomas é o nosso maior desafio. Agende sua consulta! Espero vocês para tirarmos todas as dúvidas.

LEIA MAIS

ACESSAR PERFIL

Dr, será que tenho joanete?
04.09.2023
Dr. Felipe Tavares Sena
Será que tenho joanete? abaixo seguem algumas perguntas e respostas sobre este problemaO Joanete é uma das queixas mais comuns de consultas na especialidade de Pé em Ortopedia, que também pode ser chamado de Hálux Valgo ou Bunion. O Joanete é um osso que cresce no pé? Existe tratamento? Não. Trata-se de uma alteração do formato do primeiro dedo do pé (dedo maior ou dedão), que pode levar ao aparecimento de dor, inchaço, vermelhidão, calos e, dependendo da intensidade dos sintomas, à necessidade de iniciar um tratamento adequado, que nem sempre precisa ser com correção cirúrgica. Há muitos tratamentos disponíveis, bem mais simples do que imaginamos. Salto alto e bico fino causam Joanete? Pessoas que têm Joanete, têm o hábito de usar sapatos fechados. A combinação salto alto e bico fino “predispõe o aparecimento” ou agravamento do Joanete. Quem faz caminhadas ou corridas com sapatos apertados também corre o risco de desenvolver um Joanete. A simples troca de um calçado pode aliviar sintomas que existem há anos. Escolha correta do sapato • Evite sapatos bicudos, apertados, muito estreitos e de salto alto. • Dê preferência para sapatos onde os pés fiquem bem acomodados e de saltos baixos Como saber se eu tenho joanete? Verifique abaixo se você se identifica com alguma das informações. Caso se enquadre em mais de uma delas, está na hora de procurar um atendimento especializado: • Joanetes são mais comuns no sexo feminino; • Joanetes podem acontecer nos dois pés ao mesmo tempo; • O pé não precisa estar deformado para que exista o Joanete. Dor e vermelhidão na região de dentro do pé já são suficientes para o seu diagnóstico; • Pessoas que apresentam artrite ou artrose, pés chatos ou planos, encurtamento da musculatura, podem ter um Joanete associado; • Se seu avô ou avó, pai ou mãe, irmão ou irmã possuem Joanete, é prudente investigar se você também tem; • A cirurgia para correção do Joanete sofreu muitas modificações, e, hoje em dia, o sofrimento e as complicações que existiam antigamente foram superados; • As incisões são pequenas; • Os pontos da cirurgia não ficam mais para fora da pele; • As cicatrizes são suaves e pouco incomodam; • Não se usa mais gesso; • O paciente anda no dia seguinte à cirurgia e geralmente retorna rapidamente às atividades; • A dor é uma queixa que tem desaparecido progressivamente dos pacientes operados; • Se escolhida uma técnica cirúrgica apropriada, a possibilidade de retorno do problema é muito pequena.

LEIA MAIS

ACESSAR PERFIL